É um termo usado popularmente para definir o acúmulo de líquido dentro da articulação do joelho. Dentro das articulações existe um fluido denominado líquido sinovial, este líquido é produzido por uma membrana que recobre internamente as articulações e tem a função de lubrificar as extremidades ósseas, amortecer os impactos e participar da nutrição das peças articulares.
Este acúmulo de líquido pode ser causado por algumas doenças, traumas ou lesões que estimulam a produção aumentada do líquido sinovial. Esse problema indica que há algo errado dentro do joelho, como artrose, lesões meniscais ou ligamentares, doenças reumáticas, entre outros.
Quais são os principais sinais e sintomas?
Geralmente o joelho torna-se aumentado de tamanho e podem ocorrer sinais de inflamação como dor, vermelhidão, calor e inchaço. O paciente pode apresentar dor ao dobrar o joelho e dificuldade para andar. O derrame articular pode aparecer de forma lenta ou repentina, conforme a sua causa.
Quais as principais causas?
Os casos mais comuns são em atletas profissionais ou em quem costuma praticar atividade física regularmente. Em geral, a “água no joelho” surge após algum trauma como entorses ou pancadas, mas doenças como a artrose, artrites, gota, sinovites ou até mesmo doenças sistêmicas, como infecção intestinal por salmonelose, parasitose intestinal, infecção geniturinária como a gonorreia, também podem levar a esse problema.
Tratamento
Vale lembrar que “água no joelho” não é doença, mas sim um sintoma de alguma doença que precisa ser diagnosticada e tratada. Com o tratamento da lesão causal, o líquido tende a ser reabsorvido, porém quando este é muito volumoso precisa ser retirado por meio de uma punção articular, procedimento no qual o médico retira com uma seringa o líquido do local.
Recomenda-se ao paciente fazer repouso, medicamentos anti-inflamatórios e aplicar gelo por 15 a 20 minutos entre 4 a 6 vezes ao dia.
Como prevenir?
Para evitar torções ou lesões e o consequente acúmulo desse líquido no joelho é muito importante alongar os músculos da perna antes das atividades físicas, manter o peso sob controle para não forçar muito o joelho e fazer musculação para deixar firmes os músculos que sustentam a articulação.

