Doença de Osgood-Schlatter

Definida como um aumento de volume da tuberosidade anterior da tíbia acompanhada de dor e inchaço no local.


Definida como um aumento de volume da tuberosidade anterior da tíbia acompanhada de dor e inchaço no local. A tuberosidade anterior da tíbia é o ponto de inserção do tendão patelar localizada na região anterior do joelho. Pode ou não existir impotência funcional e limitação de atividades físicas pela dor. Mais frequente em meninos sadios com idade entre 8 a 12 anos, praticantes de atividades esportivas e com musculatura bem desenvolvida.

A doença possui três fases bem definidas. A primeira fase dura entre 4 a 6 meses e caracteriza-se por dor, inchaço e um aumento de volume sobre a tuberosidade anterior da tíbia. A segunda fase pode durar até um ano e meio e se caracteriza por dores intermitentes e a persistência do aumento de volume local. A terceira fase é de cura espontânea e desaparecimento da dor. A tumoração geralmente diminui, mas fica quase sempre um leve aumento de volume definitivo e assintomático. Pouquíssimos pacientes adultos informam queixas de dores residuais ou problemas referentes à tumoração.

Raramente ocorre desinserção do tendão patelar ou fechamento da placa de crescimento anterior da tíbia o que pode levar a uma deformidade do joelho.

A causa ainda não é conhecida, porém existem teorias de que seja causada por um estresse traumático nos joelhos de pacientes ativos.

O diagnóstico é clínico, porém uma radiografia simples pode auxiliar no diagnóstico.

O tratamento é sempre sintomático, ou seja, com o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos comuns. Medidas preventivas como evitar traumas locais e exercícios que ocasionam muita tensão nos joelhos são importantes. Casos em que o paciente apresente muita dor, uma imobilização poderá ser utilizada.

O tratamento cirúrgico será necessário apenas em raríssimos casos em que o paciente não responda ao tratamento clínico proposto.


Deixe seu Comentário

Telefone

(44) 3055-3172

Celular / Whatsapp

(44) 98435-3172

Endereço

Rua Nicanor dos Santos Silva, 4825

E-mail de Contato

contato@andreogasawara.com.br

André Ogasawara - Doctoralia.com.br