O Tratamento por Ondas de Choque (radiais ou focais) é uma nova modalidade de tratamento para os pacientes com problemas músculo esqueléticos tais como tendinites que não melhoram com os tratamentos habituais, dores musculares crônicas e falhas na consolidação de fraturas.
As Ondas de Choque promovem micro lesões no tecido-alvo (tendões, músculo, periósteo, osso esponjoso) sem que haja danos aos tecidos adjacentes, determinando a liberação de substâncias anti-inflamatórias locais. Existe também um aumento da microcirculação local o que promove uma progressiva cura natural do processo inflamatório-degenerativo. As ondas apenas atuam em tecidos lesionados e não causam nada em tecidos normais.
A terapia é realizada por equipamentos desenvolvidos para o uso em ortopedia, e as indicações abrangem patologias de caráter crônico como esporão de calcâneo; fasciíte plantar; tendinite do calcâneo; tendinite calcificada e bursite de ombro; tendinites de cotovelo; bursite trocantérica e outros processos inflamatórios que não foram solucionados pelos tratamentos habituais. O uso das ondas de choque também tem um efeito osteogênico, o que pode auxiliar no tratamento de pseudartroses e retardos de consolidação de fraturas.
O tratamento não é invasivo, isto é sem cirurgia. Não há nenhum tipo de sangramento. Não há cicatriz. É totalmente ambulatorial. Não há a necessidade de hospitalização. Na sala de tratamento, o paciente será acomodado de maneira a estar sentado ou deitado, dependendo da região a ser tratada. O equipamento será acoplado diretamente na área do corpo a ser tratada e em seguida se iniciará a emissão das ondas de choque. Um tratamento de terapia por ondas de choque tem duração média de 20 minutos, desde acomodar o paciente até o seu término.
As principais contra-indicações são: anormalidades na coagulação sanguínea, gestantes, infecções sistêmicas e no local, polineuropatias (hipersensibilidade a dor), tumores na área de tratamento, arritmias cardíacas ou uso de marca-passo e epilepsia.

